PROJETO MUSEU MUNDO LIVRE EM PARCERIA COM O PROJETO MAGROVE REALIZA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DAS FONTES

Foi organizada e realizada no dia 10 de setembro (2011) uma oficina de Educação Ambiental na Praia das Fontes- Beberibe, mais especificamente na EEM Raimundo Fagner com a colaboração do projeto Mangrove. Nesta ocasião, a oficina foi voltada para a temática “A morte de animais marinhos pela ingestão de sacos plásticos (lixo) no litoral da Praia das Fontes” sendo o tema uma proposta da escola. 
A partir da temática proposta pela escola, decidimos focar a oficina em duas questões que foram 1) a importância e a diversidade do ecossistema marinho e 2) a má destinação dos resíduos sólidos e suas conseqüências no meio ambiente. Está oficina foi dedicada a turma do 4º e 5º ano da escola, tendo participado 18 crianças.
Em decorrência da distância e das dificuldades com transporte, os materiais como data-show e notebook não puderam ser levados, então foram elaborados outros recursos para se trabalhar o tema de forma descontraída. Foram montados então, vários cartazes com imagens ilustrativas acerca das questões a serem abordadas, alguns eram compostos por desenhos animados que vivem no mar, como o “Bob espoja” e o “Nemo”. Isto foi feito para deixar a oficina mais lúdica.
A oficina foi dividida em três momentos. No primeiro, foi feito um acolhimento, onde os alunos disseram seus nomes e falaram o que aprenderam com as oficinas de Educação Ambiental promovida pela própria escola durante o ano. Em outro momento foi feita uma problematização dos temas por meio dos cartazes e foi feito, também, duas curtas atividades práticas, uma acerca das cores da reciclagem e o tipo de lixo em cada cor (elaboramos, para isso, quatro caixas das seguintes cores: vermelha, amarela, azul e verde). No segundo momento foi feita uma brincadeira em grupo onde as crianças acabavam formando um nó que só seria desfeito com a colaboração de todos. Está fomentou uma reflexão nas crianças sobre a importância de se trabalhar em conjunto, “a união faz a força” como sabiamente proferiu um dos alunos. Ao final foi dado a cada aluno uma espécie marinha para que pudessem pitá-la, recortá-la e depois pregá-la no mural intitulado “praia legal é praia limpa”, confeccionado para esse momento e que ficou em exposição na escola, como um resultado da oficina.

A oficina foi organizada pelas integrantes do laboratório Nicolly Santos Leite (Graduanda em Geografia-Licenciatura) e Dayane Gonçalves (Graduanda em Geografia- Licenciatura).
Nicolly Santos Leite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVULGANDO... Minicurso Geografia e territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas