Aula de Campo LAGEPLAN


Caros Colegas que participaram do I Seminário de Pesquisa do LAGEPLAN, estamos organizando uma aula de Campo para o município de Pindoretama (Vale ressaltar que está atividade complementará as 20 horas aulas presentes no certificado que estamos organizando. Gostaríamos ainda de saber que é que está disposta a ai para a aula de campo. Segue abaixo algumas informações. E quem for confirme logo!!
Contato: otaviogeo@oi.com.br
Aula de Campo LAGEPLAN
Data: 08/10/2011
Horário: 07:00h
Local da Saída: Pátio da Arquitetura UFC
Percurso: Fortaleza – Pindoretama
Roteiro:
Ponto 1: Barra do Ceará
Ponto 2: Rio Cocó
Ponto 3: Praia da Cofeco
Ponto 4: Ponte do rio Pacoti
Ponto 5: Comunidade Coqueiro do Alagamar – Pindoretama
Ponto 6: RESEX do Batoque – Aquiraz

Introdução
A aula de campo deve fomentar a construção de uma Geografia viva, em que as práticas sociais são construídas e transformadas, de modo que possam problematizar as relações que envolvem sociedade e natureza, na construção de um saber geográfico caracterizado pela junção dos conhecimentos adquiridos tanto em sala de aula como em campo.
A percepção da paisagem possibilita a elaboração de questionamentos fundamentais sobre o que nela prevalece, pois sua história é marcada por decisões que venceram e determinaram a sua imagem. É importante comparar uma mesma paisagem em tempos diferentes e descobrir como e por que mudou, quem decidiu mudar, a quem beneficiou ou prejudicou. É no trabalho comparativo que sobressaem as intencionalidades daqueles que agiram. A leitura da paisagem pela identificação e compreensão de suas estruturas auxilia também a perceber muitos problemas enfrentados pela sociedade.
Objetivos:
· Verificar o estado ambiental dos sistemas ambientais (Tabuleiro; Campo de Dunas; Planície fluvial e flúvio-marinha) a serem percorridos durante o trabalho de Campo;
· Verificar Uso e Ocupação do meio natural por meio de imagens de satélites e aferições em campo;
· Interação com a Comunidade do Coqueiro do Alagamar com a verificação do modo de vida local dando ênfase a (atividades econômicas existentes como: o comércio, a lavoura, o extrativismo vegetal e a pesca).

Metodologia:

A percepção do conjunto, importante requisito para a análise ambiental integrada, presume a consideração dos mecanismos que integram harmonicamente a natureza, considerando a sua complexidade e heterogeneidade. Isso requer a adoção de metodologias e técnicas de pesquisas e observações que visem a compreensão concomitante e integral dos elementos que representem condições potencialmente positivas ou limitativas para a utilização dos recursos naturais.
A compreensão dos sistemas ambientais percorridos na aula de campo deve basear-se na análise da paisagem, que consiste na caracterização das diversas funções do meio ambiente, na distribuição das atividades econômicas e nas diferentes atividades da população, com vistas a garantir a utilização racional dos recursos naturais, humanos e econômicos, o que acarreta melhor organização do espaço geográfico.
O que Levar
Água; Lanches; Protetor Solar; È recomendável ir com roupas leves; Óculos de Sol; Toalha e Roupa de Banho

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