PALESTRA COM O TEMA “A DIVERSIDADE CULTURAL, RELIGIOSA, LINGÜÍSTICA E OS ESTIGMAS ENFRENTADOS PELO CONTINENTE AFRICANO” NA EEM LICEU VILA VELHA

O projeto desenvolveu no dia 02/06/2011 mais uma atividade na EEM Liceu Vila Velha, localizada no bairro Barra do Ceará, com o tema África. Para a realização desta atividade houve a colaboração do mestrando Lúcio Miranda Correa que apresentou para os alunos do 1ª ano do ensino médio tarde uma palestra com o tema “A diversidade cultural, religiosa, lingüística e os estigmas enfrentados pelo continente africano”. Foram usados para o desenvolvimento da palestra uma apresentação de slides e foram levados como complemento dois banners que mostram a diversidade da savana africana, estes banners se apresentaram como um ótimo recurso na palestra pois ele continha, além de fotos de povos africanos, uma imagem da divisão política do continente (ele serviu para localizar melhor os alunos, sem que fosse preciso voltar constantemente os slides).
Os alunos, a principio, estavam um pouco envergonhados em participar, mas logo abandonaram o “medo” e passaram a tirar suas dúvidas. A partir das colocações, das perguntas, enfim da participação dos alunos foi possível perceber a importância da atividade. Uma das perguntas que chamou a atenção foi a de uma garota que questionou sobre o presidente da África. Muitos alunos confundiam o Continente com um país. Participaram da atividade vinte e sete jovens da turma do 1º tarde. Estes adquiriram um pouco mais de conhecimento sobre o Continente Africano, pois a forma dinâmica na qual a palestra foi realizada gerou interesse deles pelo tema, e mesmo tendo tocado para o intervalo eles continuaram a nossa disposição para que pudéssemos encerrar adequadamente o encontro.

Por Nicolly Santos Leite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial