PROJETO MUSEU DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS MUNDO LIVRE: OFICINA DE SABÃO NA EEF RAIMUNDO FAGNER NA PRAIA DAS FONTES - BEBERIBE

Foi realizada no dia 26 de novembro mais uma atividade na EEF Raimundo Fagner na Praia das Fontes- Beberibe. Esta foi dedicada às mães e mulheres da comunidade, pois tinha como proposta a elaboração de sabão em barra a partir de óleo de cozinha já usado pelas mesmas, tendo participado oito mulheres.


A oficina de sabão foi ministrada pela mestranda Jocicléa Mendes (Mestranda em Geografia- UFC), mas contou, também, com a colaboração de outros bolsistas e voluntários do laboratório (Nicolly Santos Leite, Dayane de Siqueira, Thania Oliveira. A oficina pode ser dividida em três momentos, sendo o primeiro anterior ao dia 26 de novembro, onde a comunidade ficou encarregada de armazenar o óleo usado nas casas e barracas de praia e entregar na escola para que pudessem ser utilizados no dia da oficina.
No sábado do dia 26 de novembro foi realizada a segunda etapa da oficina, onde houve a prática da elaboração de sabão. Usamos para isso parte do óleo deixado na escola, além de outros materiais necessários como soda caustica, glicerina, essência, peneiras e recipientes em geral (formas, pote de margarina, etc.). Neste momento foi discutido um pouco acerca dos prejuízos causados pelo destino errado, geralmente, dado ao óleo de cozinha e como a prática de usá-lo para fazer sabão se apresenta não só como uma alternativa para o meio ambiente, mas também como mais uma fonte de renda ou simplesmente economia dos gastos domésticos. 
O terceiro momento foi o contato feito por telefone para saber o resultado do sabão produzido, já que este só pode ser utilizado sete dias após a sua confecção. E de acordo com uma das participantes da oficina, o sabão ficou com boa qualidade.



Nicolly Santos Leite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicação dos capítulos de livro Conferência da Terra 2014