Projeto incentiva a leitura no Povo Pitaguary



Na última quarta-feira, 11, o LAGEPLAN promoveu uma atividade de incentivo à leitura no ensino infantil das Escolas indígenas diferenciadas do Povo Pitaguary, onde o laboratório já desenvolve ações de extensão com os projetos Salas Interativas e ações comunitárias e IDEIA, em parceira com o projeto "Iniciando a leitura nas comunidades indígenas" coordenado pelo professor  Lúcio Keury Almeida Galdino da Universidade Estadual de Roraima .  Esta atividade consistiu em uma palestra do Prof. Lúcio Keury  aos professores indígenas sobre a importância da leitura para os povos indígenas e na doação de livros infantis cedidos pela EDITORA E GRÁFICA AVENIDA as bibliotecas da escolas.

Realizou-se pela manhã a formação na ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO POVO PITAGUARY , na Aldeia de Santo Antõnio do Pitaguary, e a tarde a mesma atividade foi desenvolvida na ESCOLA DIFERENCIADA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ITÁ-ARA, na Aldeia de Monguba. Assim, os professores que participaram da atividade compartilharam experiências e se mostraram interessados em desenvolver práticas de leitura com as crianças nas escolas, de modo que estas crianças irão crescer com o interesse pela leitura e poderão ajudar melhor as necessidades e anseios do Povo Pitaguary.
Planeja-se  desenvolver esta mesma atividade nas comunidades Tabeba e Jenipapo-Kanindé no decorrer desse semestre.


IDEALIZADOR E MINISTRANTE: Lúcio Keury Almeida Galdino ( fez em sua dissertação um estudo analítico dos elementos Territoriais, de Identidade e Culturais da Terra Indígena Pitaguary da Aldeia de Monguba, situada no município de Pacatuba. Acesse no Domínio Público).
MONITORES:  Ana Beatriz Castro, Rebeka Carvalho Macedo e Wallason Farias de Souza.

Fotos: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial