Momento de discussão: As ameaças das possíveis alterações no Código Florestal.

Participante fazendo suas considerações no momento da discussão.
A votação de um Novo Código florestal será na terça feira dia 6 de março, e frente a esse episódio o Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN), promoveu na última quinta- feira (1) um momento de discussão sobre questões referentes ao tema, dando enfoque principal às conseqüências desse “novo” código para as áreas de manguezal. O momento foi uma iniciativa dos projetos de extensão, Museu Mundo Livre, Salas Interativas, Sala verde Água Viva e Mangrove. 
O objetivo da discussão foi, além de disponibilizar maiores informações à comunidade acadêmica sobre a questão que é tão importante no momento, promover uma troca de conhecimento entre os mesmos, alertando para o papel dos envolvidos com a causa ambiental.
Tivemos como participantes convidados, que conduziram a roda de discussão, os professores do Departamento de Geografia Jeovah Meireles e Elisa Zanella, que são referências quando se discutem questões socioambientais. O primeiro falando sobre “As ameaças das possíveis mudanças no Código Florestal para as áreas de manguezal” e a segunda apresentando sua pesquisa “A vunerabilidade socioambiental em Fortaleza”. As duas apresentações foram de grande importância e podemos dizer que elas se completaram, já que a professora Elisa Zanella pôde mostrar os problemas com as áreas de APP (áreas que serão afetadas pelo Código Florestal e que foram abordadas também pelo professor Jeovah Meireles) focando na cidade de Fortaleza, qual a sua atual situação e como poderá ficar depois de uma possível instituição do código.
Ao final, abrimos para perguntas e discussão, sendo este um momento muito produtivo, já que os alunos de diversos cursos presentes (Geografia Licenciatura e Bacharelado UFC e UECE, Engenharia de Meio Ambiente, Ciências Biológicas, e PRODEMA) e integrantes do Programa Mangue Vivo e do movimento Pró-árvore puderam ouvir e esclarecer dúvidas e, principalmente, compartilhar conhecimentos.
Agradecemos a todos que participaram, organizaram e colaboraram de alguma forma. Esperamos ter contribuído com um posicionamento crítico dos que estavam presentes sobre o tema.
“Unidos somos Fortes” (Antônio Sérgio Castro- Idealizador e integrante do movimento Pró- árvore, fazendo comentário sobre o momento de discussão).

Comentários

  1. muito legal!! Seria interessante filmar, editar os momentos de maior discussão e postar aqui no site. Se for possível, será muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Eu até tenho grande parte da fala do Prof. Jeoah Meireles, porém a qualidade do áudio está muito ruim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Publicação dos capítulos de livro Conferência da Terra 2014

DIVULGANDO... Minicurso Geografia e territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas