Oficina "Água: importância e cuidados" na Escola Inah Arruda

Mais uma atividade do Projeto Museu Mundo Livre foi realizada nesta sexta feira, 23 de março. Desta vez ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Inah Arruda no município de Caucaia-Ce, e teve como temática “Água: importância e cuidados” em vista do dia mundial da água (22 de março). A oficina aconteceu no período da tarde, com a turma do quarto ano do ensino fundamental, tendo no total 18 crianças. Para esta oficina foi produzido e transmitido um material digital contendo uma apresentação de slides onde assuntos como a água na natureza e seus estados físicos, o ciclo da água, os diferentes usos e a distribuição do recurso no planeta, e o uso consciente eram abordados. Além disso, foram apresentados para os alunos dois vídeos, o primeiro mostrava de forma fácil e dinâmica o ciclo da água e o segundo abordava problemas acarretados pela falta de água. Estes eram vídeos infantis e de fácil compreensão.

Foi elaborado, também, um ciclo da água com diferentes peças a partir de cartolinas coloridas (branca- nuvem; azul- gotas de chuva, rio, água subterrânea e mar; marrom- solo, verde e marrom- árvores; amarelo e laranja- sol; vermelho- setas indicativas do ciclo) que com a colaboração dos alunos foi adequadamente montado na lousa.Para finalizar, a oficina, a turma foi dividida em quatro grupos e em seguida foi distribuída uma cartolina, lápis para pintar e figuras, relacionadas ao tema, para cada grupo. Com este material os alunos puderam expressar/transpor os conhecimentos/sentimentos adquiridos durante a atividade.
A atividade possibilitou às crianças, além de conhecer mais acerca da água (informações e conceitos), criar uma maior consciência sobre a importância do recurso natural e como podem contribuir para a conservação da mesma, seu uso racional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicação dos capítulos de livro Conferência da Terra 2014

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2014 PELO PROJETO DE EXTENSÃO MAGROVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE MANGUEZAL