Oficina "Água: importância e cuidados" na Escola Inah Arruda

Mais uma atividade do Projeto Museu Mundo Livre foi realizada nesta sexta feira, 23 de março. Desta vez ocorreu na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Inah Arruda no município de Caucaia-Ce, e teve como temática “Água: importância e cuidados” em vista do dia mundial da água (22 de março). A oficina aconteceu no período da tarde, com a turma do quarto ano do ensino fundamental, tendo no total 18 crianças. Para esta oficina foi produzido e transmitido um material digital contendo uma apresentação de slides onde assuntos como a água na natureza e seus estados físicos, o ciclo da água, os diferentes usos e a distribuição do recurso no planeta, e o uso consciente eram abordados. Além disso, foram apresentados para os alunos dois vídeos, o primeiro mostrava de forma fácil e dinâmica o ciclo da água e o segundo abordava problemas acarretados pela falta de água. Estes eram vídeos infantis e de fácil compreensão.

Foi elaborado, também, um ciclo da água com diferentes peças a partir de cartolinas coloridas (branca- nuvem; azul- gotas de chuva, rio, água subterrânea e mar; marrom- solo, verde e marrom- árvores; amarelo e laranja- sol; vermelho- setas indicativas do ciclo) que com a colaboração dos alunos foi adequadamente montado na lousa.Para finalizar, a oficina, a turma foi dividida em quatro grupos e em seguida foi distribuída uma cartolina, lápis para pintar e figuras, relacionadas ao tema, para cada grupo. Com este material os alunos puderam expressar/transpor os conhecimentos/sentimentos adquiridos durante a atividade.
A atividade possibilitou às crianças, além de conhecer mais acerca da água (informações e conceitos), criar uma maior consciência sobre a importância do recurso natural e como podem contribuir para a conservação da mesma, seu uso racional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVULGANDO... Minicurso Geografia e territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas