Aos BOLSISTAS DE EXTENSÃO! Participação no Desafio Sebrae 2012

Prezados(as) Bolsistas,

O SEBRAE possui uma importante ferramenta para formação de jovens empreendedores, o DESAFIO SEBRAE. Trata-se de uma simulação de todas as etapas inerentes à criação e funcionamento de uma empresa, organizada sob a forma de jogo, de caráter educacional, em que os participantes participam de uma competição nacional e internacional, com o objetivo de:

a) estimular o espírito empreendedor e disseminar a cultura empreendedora em estudantes universitários de todo o país;
b) desenvolver a capacitação gerencial em pequenos e médios negócios;
c) possibilitar aos participantes experiência simulada na gerência de uma empresa;
d) desenvolver habilidades de trabalho em equipe;
e) difundir conceitos sobre ética, associativismo e competitividade;
f) desenvolver a capacidade de compreensão sobre o papel da cooperação e da parceria comercial e social entre os países da América Latina.

Por reconhecer a importância da formação do empreendedorismo para nossos estudantes, a UFC firmou parceira com o SEBRAE, e está estimulando os universitários a formarem equipes e participarem dessa iniciativa.

Informamos que, além do link exposto no site da PREX (www.prex.ufc.br), os estudantes podem também se inscrever pelo link: http://www.blog.desafio.sebrae.com.br/

Ressaltamos que TODOS OS BOLSISTAS DE EXTENSÃO E DE CULTURA E ARTE deverão formar equipes e atuar no Desafio Sebrae.  No edital para concessão de bolsas de extensão e bolsas de cultura e arte de 2013, essa participação será pontuada e se constituirá em um critério para a renovação/admissão de bolsistas.


Solicitamos a ampla divulgação desse e-mail para todos os estudantes da UFC.
Atenciosamente,

Prof. Antônio Salvador da Rocha
Pró-Reitor de Extensão

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tatiana Alarcon – Agência Sebrae de Notícias 

Competição fomenta de forma lúdica o empreendedorismo entre os jovens 
O carioca Victor Accioly e o paranaense Márcio Eugênio da Silva são empreendedores natos, pessoas determinadas, inovadoras e antenadas com novas oportunidades. Sempre buscam novos caminhos para o sucesso e soluções para as adversidades da vida. Além de possuírem essas características, já venceram o Desafio Sebrae, maior jogo empresarial do país. As inscrições para a edição de 2012 da competição terminam no dia 18 de maio. Podem disputar o jogo estudantes universitários do país inteiro e de todos os cursos.
Quando participou do Desafio Sebrae, em 2005, Victor Accioly estudava Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sete anos, fez mestrado e especialização na Universidade de Harvard (EUA). Hoje, termina um doutorado, trabalha como professor na UFRJ e ocupa o cargo de subprefeito da Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro. Victor acredita que o desempenho no Desafio Sebrae influenciou sua carreira. “O Desafio é uma experiência única, que ultrapassa a questão técnica e se estende ao relacionamento interpessoal”, aponta Accioly, referindo-se ao trabalho em equipe e à necessidade de construir soluções conjuntas para aumentar os ganhos durante a competição.
O paranaense Márcio Eugênio, que concluía o curso de Ciências Contábeis quando participou do Desafio em 2010, afirma que o jogo teve impacto positivo na sua vida profissional. “O Desafio Sebrae me ajuda até hoje. A experiência que ganhei com a análise de mercado e os relatórios que tive de fazer na época contribuem para meu trabalho atualmente”, revela.
Fomentar o empreendedorismo é parte da missão do Sebrae. “Simular um empreendimento com todos os desafios que o mercado coloca para quem está à frente de um negócio é uma experiência que empolga os participantes, gera conhecimento e abre novos horizontes profissionais”, destaca o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Quem participa desenvolve o espírito empreendedor, aprende a competir e a criar estratégias, além de fazer novos amigos”, acrescenta.
Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais. Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, os participantes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços e comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado.
Podem participar equipes compostas por duas a cinco pessoas. Cada grupo tem direito a um professor orientador escolhido pelos próprios alunos. Para se inscrever é preciso pagar a taxa de R$ 50 por equipe e o registro pode ser realizado até 18 de maio, no site do Desafio (www.desafio.sebrae.com.br).
Prêmios
O jogo virtual começa em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Em outubro, serão conhecidos os campeões estaduais que, em novembro, se reunirão em Salvador (BA) para disputar a semifinal e a final. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas.
Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio. A grande campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.
Confira o calendário do jogo:
De 11 de abril a 18 de maio – inscrições
Maio – início do jogo
Outubro – premiação dos campeões nos estados
13 de novembro – premiação nacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial