Aprovação do novo Código Florestal


Não chegou a ser uma surpresa, mas não deixa de ser triste a aprovação do novo código florestal pela Câmara dos Deputados na semana passada. Entre os pontos polêmicos do texto estão a liberação de crédito agrícola para quem desmatou, a vulnerabilidade das áreas em torno de nascentes de rios e a permissão a desmatamentos em topos de morro e manguezais.

Ninguém contesta a necessidade de dar a segurança jurídica e o apoio que a agricultura brasileira precisa, mas não é concedendo mais margem à devastação que isso deveria ser feito. Se o objetivo é ajudar os pequenos agricultores, porque não reduzir os impostos dos implementos agrícolas e abrir linhas de crédito com juros baixos?

O Brasil sediará em junho a Rio+20 e se a presidente Dilma Rousseff não vetar o novo código, os representantes brasileiros poderão ter que passar todo o evento explicando como um paí s que tenta promover o desenvolvimento sustentável está caminhando justamento no sentido contrário ao da maioria das nações ao enfraquecer sua legislação ambiental.  

#VetaDilma!

Fonte: Instituto Carbono Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial