Parceria entre os projetos Museu Mundo Livre e Salas Interativas em exposição na Escola Heráclito de Castro e Silva

Foi realizada no dia 11/05 (sexta feira), em parceria com o projeto Salas interativas, uma exposição, com peças do acervo “cultura indígena” e “ecossistema manguezal” do projeto Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre na EEFM Heráclito de Castro e Silva, localizada no bairro João XXIII.
A exposição aconteceu no pátio do colégio no horário do intervalo, sendo, portanto, contemplada por alunos de diversas turmas do ensino fundamental II e médio que puderam conhecer mais sobre os temas à medida que observavam os cartazes, perguntavam e tiravam as dúvidas.
Para a exposição sobre cultura indígena foram levadas diversas peças que repassam o cotidiano dos povos indígenas do Brasil, com instrumentos de caça e guerra, adornos, arte plumária, cestaria, entre outros, além de um mural contendo várias fotos que abordam o modo de vida, diferentes hábitos, e as lutas dos povos indígenas nos últimos anos, e alguns cartazes informativos.
Para demonstrar a importância do ecossistema manguezal foram levadas diferentes espécies de peixes e crustáceos, armazenados em formol e um crustáceo (siri) conservado pelo processo de taxidermia. Os alunos demonstraram grande curiosidade por tais espécies. Foram levados também, para a exposição do acervo “ecosistema manguezal” cartazes explicando a diversidade floristica do ecossistema e outros com fotos de diferentes manguezais, como o do Rio Cocó e do Rio Ceará. Ao final do intervalo foi possível fazer uma rápida explanação, para toda a escola, sobre as exposições ali presentes. Com a ajuda do bolsista do projeto Salas Interativas podemos falar sobre a importância de respeitar e de valorizar a cultura indígena, já que possuímos, mesmo sem nós dá conta, tantos costumes indígenas no nosso dia-a-dia. Foi possível, também, falar sobre a degradação presente nas áreas de manguezais do Ceará (vítimas dos empreendimentos imobiliários, da carcinicultura e dos resíduos humanos, dentre outros), além da importância de conhecer e preservar tal ecossistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial