Conferência da Terra - Fórum Internacional do Meio Ambiente


http://www.conferenciadaterra.com/
A Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente tem como objetivo primordial sensibilizar e mobilizar os diversos setores da sociedade para assegurar uma agenda ambiental comprometida com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento ecologicamente e socialmente equilibrado.
A Conferência da Terra será sediada na cidade de João Pessoa, no período de 20 a 23 de novembro de 2012, com um público estimado de 1200 participantes. O tema central “Qualidade de Vida, Mobilidade e Segurança nas Cidades” é pautado em 17 eixos temáticos reunindo os trabalhos desenvolvidos nos diferentes campos da ciência.
A Declaração do Milênio das Nações Unidas, publicada em setembro de 2000, definiu como prioridades para o mundo até 2015, entre outras, a erradicação da pobreza e da fome, a universalização do ensino básico, redução da mortalidade infantil, combate ao HIV/AIDS, à malária e outras doenças, além de garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Contudo, o progresso dos países periféricos deixa muito a desejar nos últimos anos e em todos os sentidos, sendo improvável que as metas para 2015 sejam alcançadas. Na África, na América Latina, no Oriente Médio e na Ásia são poucos os países que podem cumprir os objetivos do milênio até 2015, mantendo-se os índices atuais de pobreza e subdesenvolvimento tecnológico.

Paradoxalmente, os gastos militares aumentaram significativamente e continuam alimentando as guerras no Oriente Médio, norte da África e o terrorismo em todo o mundo, contabilizando milhares de mulheres e crianças entre os vitimados. Diante deste cenário caótico, que compromete a saúde do Planeta, da humanidade e da biodiversidade, são questionáveis os acordos internacionais e políticas governamentais, com o objetivo de tornar o mundo mais sustentável e socialmente justo.
Segundo o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima) divulgado no dia 28 de março, o Planeta deve se preparar para enfrentar um aumento do calor, das secas mais fortes e, em algumas regiões, chuvas mais violentas devido ao aquecimento global. O relatório ainda exalta o fato de que todos os países, mesmo os desenvolvidos, estão sujeitos a estes impactos.
Confrontando-se a essa realidade, o Brasil apresentou na Rio+20, uma pauta fundamentada na erradicação da pobreza, segurança alimentar e nutricional, água, energia e cidades sustentáveis, dentre outros. No entanto, os resultados da Rio + 20 se revelaram bastante tímidos, por força das maiores potências econômicas e grandes corporações. Contrariamente ao movimento ecológico mundial, o modelo econômico se mantém pautado no crescimento a qualquer custo, priorizando-se os bens de consumo e agravando a qualidade de vida e ambiental no campo e nas cidades.
A partir de experiências vivenciadas por centenas de profissionais, pesquisadores e cientistas das mais diversas áreas do conhecimento, a Conferência da Terra pretende despertar a consciência ambientalista mobilizando a sociedade, através de informações fundamentadas, esclarecedoras e aplicadas, ao apresentar fatos concretos relacionados à preservação e conservação da sociobiodiversidade global.
A Conferênciada Terra 2012 é mais uma realização da Universidade Federal da Paraíba em parceria com instituições governamentais, não governamentais e privadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVULGANDO... Minicurso Geografia e territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas