Atividade de Extensão na Serra do Evaristo, em Baturité-CE

Elaboração dos cestos durante a oficina.
Mais uma atividade de extensão foi realizada pelo Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental- LAGEPLAN. Desta vez a atividade ocorreu na comunidade quilombola da serra do Evaristo, localizada no município de Baturité, nos dias 19 e 20 de maio. A atividade foi um convite da equipe de arqueologia que trabalha atualmente na região pesquisando e resgatando peças do sítio arqueológico encontrado na comunidade. 
Participaram da atividade três bolsistas de extensão do laboratório, que desenvolveram na comunidade uma oficina de Educação Ambiental, onde foi tratada, especificamente, a temática “a má destinação dos resíduos sólidos e práticas de reaproveitamento”. A oficina contou com a participação de trinta jovens e crianças da comunidade, que puderam conhecer e discutir, um pouco, sobre os problemas que a comunidade enfrenta com o lixo, sua destinação incorreta, a falta de conscientização de grande parte dos jovens e algumas alternativas simples. 

Para a realização da oficina, houve a necessidade de conhecer melhor a comunidade, para que a atividade não “fugisse” da realidade dos participantes. Por isso ao chegarmos à comunidade, pela manhã, fizemos uma pequena caminhada a fim de identificarmos problemas e potencialidades. A principio percebemos a grande participação/ engajamento dos jovens na pesquisa arqueológica (engajamento que anunciava que teríamos uma forte participação desses jovens na oficina), mas também evidenciamos uma grande quantidade de embalagens de bombons e de salgadinhos espalhados ao redor da igreja da comunidades.

A oficina ocorreu no período da tarde e se desenvolveu em três momentos. No primeiro momento, houve uma rápida apresentação da atividade, das ministrantes e também uma dinâmica para que houvesse uma melhor aproximação entre todos. A dinâmica consistia em que cada um que estivesse no circulo colocasse um objeto seu no meio da roda e depois o resgatasse e dissesse de qual material ele era feito e quanto tempo leva para ser produzido e para se decompor, houve um pouco de resistência dos jovens em participar, mas ao final deu certo. Essa dinâmica tinha por objetivo fazer seus participantes pensarem na agilidade/velocidade com que o ser humano produz materiais e na inteligência com que esses produtos são feitos (usando as mais diversas matérias- primas e tecnologias), mas que em contrapartida ainda não consegui dá um destino final correto para seus resíduos.   

Em outro momento, conversamos sobre o lixo que vimos pela manha na comunidade e falamos um pouco acerca dos diferentes tipos de lixo e dos diferentes destinos dado a eles (corretos e incorretos), como o aterro sanitário, o lixão, e o aterro controlado entre outros, os problemas trazidos por seu destino incorreto também foi comentado, como a proliferação de insetos e consequentemente de doenças. Foi passado nesse momento um pequeno vídeos alertando para a quantidade de lixo produzido por pessoa e o tempo que determinados materiais levam para se decompor na natureza.

Ao final da oficina, foi feita uma prática de artesanato com papel usado (papel de jornal, revista e outros que não tiverem mais utilidade) onde os alunos se dividiram em três grupos para confeccionar uma caixinha de papel de jornal pintada com verniz. Nesse momento percebemos uma maior participação e envolvimento dos jovens interessados em fazer o que foi proposto, principalmente por ficarem mais tempo do que o sugerido para a oficina. Todos colaboraram com seus grupos e a oficina foi finalizada quando todos terminaram a atividade.

Por Nicolly Leite


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