I Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia – EREPEG

Ao longo de todo o século XX o ensino de geografia tem sido objeto de discussão, especificamente no que se refere aos processos relativos à formação de professores. Essas discussões se intensificam a partir da década de 1980, considerando o contexto da redemocratização do país, o aumento nas pesquisas sobre a área e a necessidade de formar professores de geografia para um novo contexto socioespacial, como a reorganização do mundo do trabalho e o processo de globalização mundial.

    Nesse período, os debates se estabeleceram em diferentes esferas, indo desde as práticas docentes nas universidades, nas publicações, nas pesquisas e principalmente nas discussões realizadas nos eventos científicos, que se tornam mais frequentes a partir da década de 1980. Nesse sentido, destacamos a atuação do Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia – ENPEG, cuja primeira edição aconteceu em Rio Claro – SP, em 1985, como espaço de reflexão sobre nessa área.


    Até a sexta edição em 2000, ocorrido na cidade de São Paulo, o ENPEG não tinha regularidade definida, a partir da sétima edição em 2003, em Vitória-ES, o evento passou a ser realizado bianualmente: 2005 em Dourados-MS, 2007 em Niterói-RJ, 2009 em Porto Alegre-RS, em 2011 em Goiânia-GO. Em 2013 o ENPEG será realizado em João Pessoa-PB. O evento reúne a comunidade acadêmica em torno das questões relacionadas ao ensino de geografia em diferentes dimensões, tendo se tornado um dos principais espaços para discussão de professores, estudantes e pesquisadores da área. Considerando que em 2013, o evento irá para a sua décima segunda edição, faz-se necessário, estabelecer uma reflexão acerca do ensino de geografia nesse espaço, cabendo dessa forma, alguns questionamentos: qual tem sido o enfoque de discussão do ENPEG a partir de 2000? Quais os avanços e as discussões mais relevantes que foram sistematizados no evento? Qual a posição das diferentes regiões do país e das instituições de ensino superior em relação às questões que norteiam o ensino de geografia em suas diferentes dimensões?

    Diante das questões acima, propomos a realização em João Pessoa, no segundo semestre de 2012, do I Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia – EREPEG.  O crescimento das pesquisas no ensino de geografia na região Nordeste, é notável na última década, sobretudo pela criação da Linha de pesquisa: Educação Geográfica no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB, em 2003 e da Área de Concentração: Organização do Espaço e Educação Geográfica no Programa de Pós Graduação em Geografia na UFPI, em 2011. Nesse sentido, o evento regional possibilitará um exercício e sistematização dos novos rumos que vem sendo traçados para o ensino e a pesquisa em Educação Geográfica nas universidades da região, estimular a constituição de outros Grupos e Linhas de Pesquisas na graduação e pós-graduação sobre a Educação Geográfica, constituir em prévia para o 12 ENPEG, além de iniciar um processo de aproximação e organização de um espaço para que os pesquisadores possam intercambiar bianulamente, experiências sobre essa área de pesquisa com vistas à criação de uma rede de pesquisadores das universidades nordestinas.



Comentários

  1. Uma outra ideia do EREPEG é constituirmos uma rede de pesquisadores nordestino da área de Geografia escolar, assim esperamos todos os pesquisadores com este intuito.
    Dadá Martins

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pela iniciativa, considerando que os debates nest domínio, aina são tímidos e localizados. Sou o Prof. Dr.Natanael, da Universidade do Estado da Bahia, pesquisador da Geogrfia Escolar e Cartografia para Escolares. Gostaria de saber quando vai acontecer e onde, o próximo evento. A pergunta é pertinente, no ineresse de participar, bem como estamos organizando o III Simpósio de Cartografia para Escolars do Nordeste.

    Cordial abraço baiano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial