III Gincana Cultural da EMEIB do Povo Pitaguary

Realizou-se do dia 13 ao dia 17 de agosto a III Gincana Cultural da EMEIB do Povo Pitaguary, escola indígena situação na Aldeia de Santo Antônio, onde o projeto Salas Interativas e Ações Comunitárias desenvolve as suas ações de extensão. Assim, convidaram os integrantes do projeto para participar deste momento. Duas equipes fizeram parte da gincana e as atividades desta estavam voltadas aos Direitos Humanos, à valorização da cultura indígena Pitaguary e à preservação ambiental. Por esse motivo, os integrantes do projeto procuraram se fazer presente nesses momento para registrar e auxiliar no desenvolvimento das atividades. Dentre as atividades realizadas pelos alunos que seguem as linhas de atuação do projeto, podem ser mencionadas:  
Dança do toré no início das atividades.
  1. Dança do toré sempre no início das atividades diárias.
  2. Criação e apresentação de uma música indígena.
  3. Arrecadação de garrafas pet, latinhas e notas fiscais.
  4. Apresentação de pintura corporal.
  5. Exposição de artes indígenas com um artesão da comunidade.
  6. Dança coreografada sobre o meio ambiente.
  7. Arrecadação de mudas de plantas para posterior plantio.
  8. Dança coreografada indígena.
  9. Contação de lendas locais.
  10. Plantio de árvores ao redor da Escola.
  11. Apresentação de mural sobre os patrimônios naturais e culturais da comunidade.
Vale ressaltar que estas atividades foram propostas e organizadas pela Escola e que o projeto procurou contribuir com esse trabalho. Os alunos de ensino fundamental II da Escola Indígena se mostraram muito entusiasmados com a gincana e procuraram desenvolver da melhor maneira todas as atividades propostas. Como exemplo, na atividade de arrecadação de garrafas pet e latinhas, os alunos fizeram uma verdadeira limpeza em toda a comunidade, pois ambas as equipes participantes arrecadaram uma grande quantidade de materiais, como pode ser visto nas fotos. Esses materiais serão vendidos para reciclagem e o dinheiro coletado servirá para arcar as despesas da festa de 9º ano dos alunos da escola.  O projeto atuou no auxílio ao desenvolvimento destas atividades e no registro das mesmas como pode ser visto neste blog.
Conclui-se que esta atividade conjunta com a escola foi de relevante importância para o resgate e a valorização da memória cultural do povo Pitaguary, no sentido de que as atividades desenvolvidas buscaram a todo instante reavivar o "ser índio Pitaguary", a história e a importância deste povo além de contemplar atividades e práticas de Educação Ambiental junto com os alunos.
Por Wallason Farias


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