III Gincana Cultural da EMEIB do Povo Pitaguary
Realizou-se do dia 13 ao dia 17 de agosto a III Gincana Cultural da EMEIB do Povo Pitaguary, escola indígena situação na Aldeia de Santo Antônio, onde o projeto Salas Interativas e Ações Comunitárias desenvolve as suas ações de extensão. Assim, convidaram os integrantes do projeto para participar deste momento. Duas equipes fizeram parte da gincana e as atividades desta estavam voltadas aos Direitos Humanos, à valorização da cultura indígena Pitaguary e à preservação ambiental. Por esse motivo, os integrantes do projeto procuraram se fazer presente nesses momento para registrar e auxiliar no desenvolvimento das atividades. Dentre as atividades realizadas pelos alunos que seguem as linhas de atuação do projeto, podem ser mencionadas:
Dança do toré no início das atividades. |
- Dança do toré sempre no início das atividades diárias.
- Criação e apresentação de uma música indígena.
- Arrecadação de garrafas pet, latinhas e notas fiscais.
- Apresentação de pintura corporal.
- Exposição de artes indígenas com um artesão da comunidade.
- Dança coreografada sobre o meio ambiente.
- Arrecadação de mudas de plantas para posterior plantio.
- Dança coreografada indígena.
- Contação de lendas locais.
- Plantio de árvores ao redor da Escola.
- Apresentação de mural sobre os patrimônios naturais e culturais da comunidade.
Vale ressaltar que estas atividades foram propostas e organizadas pela Escola e que o projeto procurou contribuir com esse trabalho. Os alunos de ensino fundamental II da Escola Indígena se mostraram muito entusiasmados com a gincana e procuraram desenvolver da melhor maneira todas as atividades propostas. Como exemplo, na atividade de arrecadação de garrafas pet e latinhas, os alunos fizeram uma verdadeira limpeza em toda a comunidade, pois ambas as equipes participantes arrecadaram uma grande quantidade de materiais, como pode ser visto nas fotos. Esses materiais serão vendidos para reciclagem e o dinheiro coletado servirá para arcar as despesas da festa de 9º ano dos alunos da escola. O projeto atuou no auxílio ao desenvolvimento destas atividades e no registro das mesmas como pode ser visto neste blog.
Conclui-se que esta atividade conjunta com a escola foi de relevante importância para o resgate e a valorização da memória cultural do povo Pitaguary, no sentido de que as atividades desenvolvidas buscaram a todo instante reavivar o "ser índio Pitaguary", a história e a importância deste povo além de contemplar atividades e práticas de Educação Ambiental junto com os alunos.
Por Wallason Farias
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