Oficina de molduras na EMEIB do Povo Pitaguary

Na continuidade da atividade "um olhar sobre a paisagem da comunidade", realizada há dois meses, os alunos da EMEIB do Povo Pitaguary participaram de uma oficina de confecção de molduras para as fotos feitas na aula de campo mencionada , ministrada juntamente com o professor de artes, de modo que o trabalho final foi exposto na Gincana Cultural da Escola, onde também houve a atuação do projeto em outras atividades, visto que a gincana envolveu três temáticas principais: 1) Direitos Humanos, 2) Cultura Indígena e 3) Meio Ambiente. 


Momento da Oficina na Escola
Realizou-se uma seleção das fotografias feitas e as fotos foram reveladas e levadas até os alunos para conferirem o resultado de suas fotos. De modo complementar, buscou-se trabalhar com as artes e a Educação Ambiental na confecção de molduras e murais a partir de materiais recicláveis e de fácil acesso para finalizar com uma exposição como produto das atividades. 

Os materiais utilizados para confecção das molduras foram: papelão, talos da palha seca da carnaúba (abundante na comunidade), pepel cartão, cartolina cola quente, cola de isopor,  e as próprias fotografias. Os alunos interagiram bastante no processo e estavam muito empenhados em deixar o material o mais bonito possível. Foram elaboradas aproximadamente 15 molduras que por fim, receberam as fotografias. No dia seguinte, a exposição seguiu para o espaço onde estava acontecendo a III gincana cultural da EMEIB do Povo Pitaguary, que teve suas atividade direcionada aos Direitos Humanos, à Valorização da cultura indígena Pitaguary e ao meio ambiente. A exposição encontra-se atualmente exposta na Escola e poderá ser utilizada pela mesma em diversas outras ocasiões.

Avalia-se que esta atividade de extensão foi importante no sentido de que foi desenvolvida em momentos distintos, buscou a interação nas atividades já desenvolvidas pela escola, além de desenvolver ações atendendo a várias linhas de atuação como o resgates e a valorização da cultura indígena, a educação indígena diferenciadas, os direitos humanos e a Educação Ambiental.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicação dos capítulos de livro Conferência da Terra 2014