Oficina de reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão na Serra do Evaristo, em Baturité-CE

O grupo do Laboratório de Geoecologia das Paisagem e Planejamento Ambiental-LAGEPLAN, visitou a comunidade do Evaristo, localizada no Maciço de Baturité, nos dias 11 e 12 de agosto de 2012. A equipe foi constituída por 2 alunas da graduação (Dayane e Thânia), 2 alunos do mestrado (Davy e Leilane), uma mestre em geografia (Jocicléa) e uma professora doutora (Ponciana) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Na oportunidade foi realizada uma oficina de reciclagem de óleo na produção de sabão.
O grupo tem por objetivo atender comunidades tradicionais do estado do Ceará, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas populações, por meio de atividades extensionistas. A oficina teve por objetivo disseminar saberes educativos, voltados principalmente para a preservação dos ambientes, além de sensibilizar pessoas a cerca dos problemas ambientais e da descaracterização das paisagens, de melhorar a qualidade de vida da população através de práticas educativas, além de ser uma opção para colaborar no gerenciamento das águas bem como na geração de renda para a comunidade.
A atividade dividiu-se em 2 momentos: a teoria e a prática. Relatou-se sobre os tipos de óleo, as propriedades do óleo, os problemas que ele causa e como se pode aproveitá-lo, a fim de diminuir os danos causados ao ambiente natural, além de retratar quais produtos podem ser feitos apartir de óleo de fritura.
Foi realizada uma campanha prévia com a comunidade, com o intuito concientizador, a fim de que todos armazenassem o óleo das frituras. Essa etapa apresenta-se difcil, devido a falta de prática por parte da comunidade local.

A receita do sabão
6 litros de óleo
2 litros de água
1 Kg de soda caústica
30ml glicerina (opcinal)
30ml essência (opcinal)

Método de fabricação
Filtre o óleo com uma peneira em um balde grande. Em outro balde misture a água e a soda caustica. Em seguida, acrescentar a mistura de água e soda caústica ao óleo mexendo, em seguida acrescente a glicerina e a essência mexendo até obter uma consistência de pasta. Colocar em recipientes de plástico e esperar descansar por sete dias.
A oficina teve um pequeno público, entretanto o resultado foi proveitoso. O sabão produzido pode vim a ser uma geração de renda. A comunidade pode produzir o seu próprio sabão, economizar nas despesas domésticas e comercializá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial