Oficina sobre a Importância da água na EMEIB do Povo Pitaguary


A convite da EMEIB do Povo Pitaguary, onde o projeto Salas Interativas e Ações Comunitárias do LAGEPLAN já desenvolve suas atividades, desenvolveu-se na manhã de ontem, 25 de Agosto, uma oficina sobre "A importância da água". Esta atividade está no plano de trabalho do projeto e se integrou as atividades da escola no que se refere a o meio ambiente, visto que planeja-se desenvolver esta conferência sobre meio ambiente, a agenda 21 da escola e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da escola.

Momento de realização da atividade.
Dessa forma, três integrantes do LAGEPLAN se fizeram presentes na realização desta oficina com os alunos de ensino fundamental II da escola indígena na manhã deste sábado. A atividade consistiu no despertar para a conscientização dos recursos hídricos do planeta e buscou mostrar a importância da água para a humanidade, os usos que fazemos dela, como e onde podemos encontrá-la, além de aproximarmos o tema para a realidade da comunidade buscando realizar um diálogo e uma discussão a partir de três questionamentos: 1) Como e onde podemos encontrar água na comunidade?; 2) Como é o abastecimento de água na comunidade?; e 3) Como essa água é utilizada por vocês?. A partir desses questionamentos os alunos puderam falar sobre a temática destacando principalmente os problemas de abastecimento que eles possuem. Em seguida, buscou-se conscientizar sobre os impactos ambientais decorrentes das atividades humanas como o a má destinação dos resíduos sólidos e líquidos e a falta de saneamento básico e as consequências desses impactos que vão desde a morte de animais até doenças graves nas pessoas. Para finalizar lançamos o questionamento sobre o que nós podemos fazer para o melhor aproveitamento da água. Percebeu-se que eles compreenderam bem a intenção visto que as respostas estavam em atitudes cotianas com escovar o dentes e tomar banho de modo que se desperdice menos água, além de evitar jogar lixo em local inapropriado, pois ele vai acabar poluindo os recursos hídricos. Ainda citaram em alguns momentos as atividades de Educação Ambiental realizadas pela escola e pelo projeto. 

Avalia-se que esta atividade somada as outras atividades promovidas em conjunto com a escola enriquece a conscientização ambiental dos alunos a Escola do Povo Pitaguary e que a maioria destes se tornarão adultos conscientes de sua identidade étnica e da importância da preservação do meio ambiente e principalmente da Terra Indígena onde vivem.

Por Wallason Farias


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Publicação dos capítulos de livro Conferência da Terra 2014