VII Simpósio de Turismo Sertanejo


O turismo é um importante fenômeno social, que nos últimos anos tem se mostrado bastante dinâmico no Brasil, ainda que com diferenças muito substanciais entre as diversas regiões brasileiras.

Do ponto de vista produtivo, o setor vem apresentando, segundo o IBGE, um forte crescimento desde o início da década passada (2003), com taxas elevadas em determinados segmentos ligados aos transportes, ocupação hoteleira e a alimentação. Os indicadores macroeconômicos mostram que na atualidade, a despeito da crise econômica mundial, a classe média brasileira continua crescendo e efetivamente viaja muito mais, tanto para o exterior, quanto para destinos nacionais.

Este grande movimento de pessoas tem provocado as instâncias oficiais de governança, no sentido de criar políticas públicas para estruturas as vias e meios de deslocamento, assim como promover os destinos receptores em escala nacional e internacional. No entanto, há controvérsias sérias quanto à eficácia das ações do Estado, que muitas vezes desconsideram as necessidades e características dos agentes locais em favor de modelos meramente economicistas de turistificação.

Isto porque muitas ações estatais são pensadas e tomadas de cima para baixo, como se todos os lugares turísticos do Brasil funcionassem a partir das mesmas lógicas e com os mesmos ritmos de reação aos estímulos exógenos. Mais que nunca, o lugar tem se mostrado como a dimensão privilegiada do desenvolvimento e em especial o desenvolvimento ancorado na atividade turística.

Nesta perspectiva, o VII Simpósio de Turismo Sertanejo pretende aportar conhecimentos às temáticas relacionadas ao seu escopo, na medida em que será um momento de convergir experiências profissionais, reflexões teóricas e estudos de caso de todo o Brasil.

O evento será uma oportunidade de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento expressarem distintos olhares, rumo a uma abordagem transdisciplinar sobre o turismo e os espaços onde ele se processa. A literatura especializada tem demonstrado cada vez mais o caráter multifacetado do turismo, de modo que o evento, embora com forte influência do pensamento geográfico, se abre para contribuições advindas de outros meios acadêmicos.

O evento terá os seguintes Eixos temáticas:
Turismo, cultura e identidade;
Turismo, participação comunitária e desenvolvimento local;
Turismo e meio ambiente;
Turismo e transformações no espaço urbano;
Turismo no espaço rural; 
Possibilidades para o desenvolvimento turístico do Brasil Central;
Políticas Públicas e planejamento turístico;
Novas tecnologias aplicadas ao planejamento socioespacial do turismo.
Assim, o Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal  -  Universidade Federal de Uberlândia – FACIP/UFU, realizará o “VII Simpósio de Turismo Sertanejo” nos dias 05 a 08 de junho de 2013 em Ituiutaba-MG. O evento pretende aportar conhecimentos às temáticas relacionadas ao seu escopo, na medida em que será um momento de convergir experiências profissionais, reflexões teóricas e estudos de caso de todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIVULGANDO... Minicurso Geografia e territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas