Extensão

Ações Integradas de Extensão Rural em Comunidades Tradicionais do semiárido e da Amazônia Oriental: Medidas de Planejamento e Gestão Ambiental para o Fortalecimento da Agricultura Família

Orientador: Prof. Dr. Edson Vicente da Silva

Bolsista: Claúdio Lima da Silva


O projeto pretende desenvolver pesquisas e atividades de extensão rural nos setores do Ceará que possuem, preferencialmente, como principal característica, a presença de povos e comunidades tradicionais que subsistem, basicamente, dos recursos naturais disponíveis, como pescadores, extrativistas e agricultores familiares. O projeto pretende atuar no sentido de aprimorar a qualidade de vida, realizar a propagação de uma conscientização ambiental das comunidades baseada nos conceitos de sustentabilidade e educação ambiental, visando ainda o desenvolvimento socioeconômico-cultural por meio de atividades que estimulam o cooperativismo; capacitação individual e coletiva dos moradores rurais e pesqueiros e o uso e valorização das potencialidades que cada lugar oferece. Além de desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento comunitário, planejamento e educação ambiental. Atualmente o presente projeto busca apresentar as atividades desenvolvidas. O objetivo principal é formar cidadãos conscientes, participativos e defensores do meio ambiente, além de despertar discussões acerca das problemáticas ambientais na comunidade em que vivem e propor ações que busquem a melhoria dos problemas ambientais identificados. A justificativa do trabalho está em perceber como a educação ambiental se apresenta como peça fundamental na formação cidadã de crianças e adolescentes. A metodologia utilizada é à partir de visitas; rodas de conversa com representantes e participantes do projeto.



Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre

Orientador: Prof. Dr. Edson Vicente da Silva

Bolsista: Giovanna Azevedo de Moura Venâncio 

O Projeto de Extensão Museu de Ciências Ambientais Mundo Livre foi instituído em 2002 no Departamento de Geografia e está vinculado ao Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN). O museu conta com uma sala que disponibiliza cinco exposições permanentes de matrizes do manguezal, indígena, africana, fósseis, rochas e minerais, além de outras peças e artefatos. O projeto vem atuando nas escolas públicas e privadas, em bibliotecas comunitárias da cidade de Fortaleza e da Região Metropolitana (RMF). Este projeto visa promover ações de Educação Ambiental para as escolas do ensino regular, além de mostrar a importância dos ecossistemas cearenses, em especial, o manguezal. Promove, também, o reconhecimento da cultura Indígena e Africana por meio de um espaço de exposição e uma discussão de ideias acerca dessas temáticas, despertando a conscientização coletiva para os problemas de degradação ambiental através de atividades integradas ao meio ambiente. As atividades no projeto são desenvolvidas dentro do espaço físico do museu, como catalogação e organização do inventário e nas escolas, ou seja, oficinas, palestras, exposições e rodas de conversas nas escolas além de apresentações de vídeos e documentários envolvendo os ecossistemas dos manguezais do Ceará, culturas indígenas, entre outros debates que envolvem temáticas ambientais e a preservação do meio ambiente, mantendo o diálogo entre escola e universidade.

MANGROVE – Educação Ambiental em Áreas de Manguezal

Orientador: Prof. Dr. Antônio Jeovah de Andrade Meireles



Bolsista: Guilherme Araújo Britto


O Projeto Mangrove – Educação Ambiental em Áreas de Manguezal é vinculado ao Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental, localizado no Departamento de Geografia-UFC, e vem, ao longo dos anos de sua implementação, realizando atividades de Educação Ambiental em Escolas Públicas de Fortaleza e Região Metropolitana e em Comunidades Litorâneas. De modo geral, o projeto atua realizando oficinas de caráter teórico-prático, onde são apresentados, de maneira crítica, temas socioambientais, são realizadas também, atividades de campo em manguezais próximos as escolas, a fim de apresentar o ecossistema e a importância deste para o equilíbrio da dinâmica flúviomarinha. As atividades são realizadas em parceria com outros projetos do Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN), onde são elaborados materiais didáticos, além de atividades dentro do próprio Departamento de Geografia, como a exibição de filmes e realização de rodas de discussão.





Sala Verde Água Viva

Orientador: Prof. Dr. Antônio Jeovah de Andrade Meireles

Bolsista: José Eduardo de Melo Soeiro

A Sala Verde Água Viva instituída em abril de 2005, se desenvolve no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, estando vinculada ao Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN. A Sala Verde Água Viva dispõe de um acervo bibliográfico e midiático abordando temáticas diversas como educação ambiental, conservação e preservação do meio ambiente, ecologia, gestão e manejo de recursos hídricos, desenvolvimento sustentável, entre outros. O Projeto desenvolve ações com a perspectiva de disponibilizar e democratizar informações ambientais e sociais nas localidades e com os públicos com os quais atuam. Através do desenvolvimento de práticas diferenciadas tais como: a realização de cursos, oficinas, palestras, exibição de filmes e documentários, realizadas no Departamento de Geografia, nas comunidades e nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, busca-se promover um conjunto de ações visando à sensibilização dos integrantes envolvidos nesse processo à manutenção de sistemas naturais, conciliando atividades econômicas com conservação ambiental, onde natureza e sociedade mantém uma relação sustentável.





IDEIA – Interações Didáticas para Educação Indígena e Ambiental


Orientador: Carlos Henrique Sopchaki

Bolsista: Francisco Samuel Nobre Ramos


Os sistemas de informações voltados para educação como um todo, tem evoluído de forma

significativa e progressiva, utilizando principalmente a informática como meio de comunicação. Apesar deste avanço na forma de comunicação, dentro das estratégias didáticas constata-se que essas formas Pedagógicas não têm alcançado de forma homogênea as escolas indígenas diferenciadas e escolas públicas nas comunidades tradicionais e periféricas. Nesse sentido o projeto busca contribuir para uma maior dispersão e absorção das novas tecnologias aplicadas na Educação Indígena e Ambiental, com intuito da difusão da inserção de uma nova Pedagogia utilizando os recursos digitais, a extensão levará até as comunidades indígenas e urbanas periféricas, a metodologia de elaboração de material didático digital, efetivação de oficinas de informática, Educação Ambiental e exposições temáticas áudio visual de acordo com os problemas vivenciados nos locais de atuação do projeto.




Salas Interativas e Ações Comunitárias: estratégias de Desenvolvimento Local em Terra Indígena no Ceará.

Projeto Concluído.

Coordenador: Edson Vicente da Silva (Cacau)


O projeto tem como objetivo principal contribuir para o enriquecimento das discussões sobre a temática ambiental e o desenvolvimento comunitário em Terra Indígena no Ceará, por meio de atividades que levem à sustentabilidade socioambiental e, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, desenvolve ações em comunidades indígenas desde 2009, dentre elas as tribos dos Jenipapo-kanindé e dos Pitaguary. O projeto tem como metodologia a integração por meio da Educação Ambiental e da pesquisa-ação e participativa das diferentes linhas de atuação, onde se realiza uma conexão entre as vertentes dos saberes tradicionais e do conhecimento técnico-científico, propiciando uma melhoria das condições socioambientais nas Terras Indígenas, através do desenvolvimento de estratégias locais que visam o desenvolvimento comunitário sustentável e a capacitação de agentes multiplicadores.





PROJETA – Elaboração de Projetos e Inclusões Tecnológica em Áreas Rurais no

Ceará.


Projeto Concluído.

PROJETA – Elaboração de Projetos e Inclusões Tecnológica em Áreas Rurais no Ceará é desenvolvido por alunos do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, no município de Beberibe no Estado do Ceará. As principais linhas de atuação do projeto são: elaboração de projetos sociais, desenvolvimento tecnológico, enriquecimento cultural e educação ambiental. Essas quatro linhas de atuação, apesar de apresentarem uma diversidade temática, são desenvolvidas de forma conjugada, tendo o desenvolvimento da comunidade como foco principal e também o de tornar os jovens agentes multiplicadores nas suas localidades de origem. 




               Agroecologia e Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável: Estratégias para a Melhoria da Qualidade de Vida e Conservação Ambiental, Coqueiro do Alagamar, Pindoretama - Ceará.


Projeto Concluído.


Coordenador: Edson Vicente da Silva (Cacau)



O projeto de Agroecologia e Educação Ambiental atende à Comunidade Coqueiro do Alagamar localizada no município de Pindoretama no estado do Ceará. O projeto tem como objetivo geral desenvolver alternativas de produções sustentáveis através da sensibilização ambiental e de práticas ecopedagógicas e agroecológicas, de modo a contribuir para o desenvolvimento comunitário, para a melhoria da qualidade de vida e para a gestão ambiental local. Os objetivos específicos atingidos são: Direcionar encaminhamentos e ações concretas como alternativas de gestão ambiental, através da Arte, Educação Ambiental e da Agroecologia; Contribuir para a construção de alternativas econômicas menos impactantes para o meio ambiente e oferecer subsídios para a comercialização dos produtos primários e manufaturados produzidos durante os cursos e oficinas. Com as ações desenvolvidas houve resultados como produção de uma horta orgânica comunitária.O projeto possui vinculo com a Universidade Federal do Ceará e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa).






Postagens mais visitadas deste blog

Publicação dos capítulos de livro Conferência da Terra 2014

DIVULGANDO... Minicurso Geografia e territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas