COORDENADOR E COLABORADORES


Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, desde 1997. Docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral e análise geoambiental.

E-mail: cacauceara@gmail.com 




PROFESSORES COLABORADORES

Professora Associada I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social, coordenou de 2015 a 2017 a Pós-Graduação em Geografia (nota 6/CAPES) onde atualmente é vice-coordenadora. É membro do Conselho Universitário-CONSUNI e editora de seção da Revista Mercator (Qualis/CAPES A1). Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado há mais de uma década nas temáticas de gerenciamento integrado de bacias hidrográficas, mapeamento colaborativo, cartografia social e impactos socioambientias da energia eólica. Em 2016, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pela Texas A&M University/EUA na temática de Energias Renováveis com bolsa do CNPq e, atualmente, coordena/ integra dois projetos de caráter internacional com pesquisadores daquela universidade: Tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense (MCTIC/CNPqNEXUS I n. 19/ TEXAS A&M/ UNIVERSITY OF BATH) e Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil (PRONEM/FUNCAP/CNPq/TEXAS A&M). Lidera a coordenação do Observatório da Energia Eólica (http://www.observatoriodaenergiaeolica.ufc.br/) e integra o Projeto reFUEL (European Research Council/ Institute for Sustainable Economic Development da University of Natural Resources and Life Sciences (BOKU) - Viena) (https://refuel.world/). 

E-mail: adryanegorayeb@gmail.com






Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Desenvolve pesquisas em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

E-mail: antoniomeireles4@gmail.com  



Bacharel e Licenciado em Geografia (Universidade Federal do Paraná - UFPR - 2006), Especialista em Análise Ambiental (UFPR - 2011), Mestre em Geografia (UFPR - 2012), Doutor em Geografia (UFPR - 2016). Atua principalmente nas áreas de Cartografia, Geoprocessamento, SIG, Geomorfologia e Análise Ambiental. Atua em projetos de Consultoria Ambiental. Foi editor das Revistas Geografar e Ra'e Ga, ambas da UFPR. Foi membro Titular do Conselho do Programa Institucional de Apoio a Publicação de Periódicos Científicos da UFPR. Atuou como assessor técnico junto ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Geografia - Ensino Médio - 2015. Foi Professor Substituto no Departamento de Geografia da UFPR. É Professor Adjunto, com Dedicação Exclusiva, no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atualmente é o Vice-coordenador dos Cursos de Graduação em Geografia. É Editor de Seção na Revista Mercator.

E-mail: carlos.geografia@ufc.br 














Postagens mais visitadas deste blog

DIVULGANDO... Minicurso Geografia e territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas